skip to Main Content

Projetos

Galp

Criação da marca EI ENERGIA INDEPENDENTE, a nova empresa de energia
solar, criada de raiz pela GALP para o mercado de Portugal e Espanha.

  • Este foi um projeto que envolveu pesquisa de consumidor (qualitativa e quantitativa) ;
  • incluiu Workshops de inovação em Lisboa e Madrid com cliente ;
  • uma profunda reflexão de estratégia de marca, envolvendo definição de
    posicionamento e definição de plano estratégico de lançamento no mercado Ibérico.

O projeto culminou com a criação de Identidade de marca : nome, identidade visual bem como da sua aplicação em diversos touchpoints do universo On e Off Line

*Projeto em Co Criação com a This is Pacifica

Grom Unilever

Criação da estratégia de marca e campanha de lançamento em Portugal de
GROM, a marca Premium de gelados artesanais italianos.

Tendo como conceito “Viagem pelo autêntico” a campanha explora 4 eixos
estratégicos :

  1. Verdadeiramente produzido em Itália ;
  2. Feito com frutos dos melhores agricultores italianos ;
  3. Produzido com os melhores limões da Sicilia ;
  4. Premium de verdade e presente nas cidades mais sofisticadas do mundo como Milão, Roma, Paris, Londres ou Shangai.

A Saint Pirate fez também uma reflexão estratégica sobre o posicionamento da
marca visando uma clara diferenciação de outros Players de gelados artesanais bem como sobre a estratégia de lançamento da marca em Portugal ,olhando às 3 fases da Jornada do Consumidor : Learn, Try e Buy – conjugando ações de Storytelling com ações de StoryLiving.

ISEG, Lisbon School of Economics and Management

Estratégia / ReBranding

O ISEG, a mais antiga Universidade de Economia e Gestão de Portugal desafiou a Saint Pirate para um grande projeto de mudança de marca.

O processo de trabalho começou com uma fase de estratégia e inovação que passou por um profundo diagnóstico junto de diversos públicos e “stakeholders”com entrevistas em profundidade junto de alunos, ex alunos, alunos da Universidade Católica, Universidade NOVA e ISCTE, Professores e executivos de excelência como o CEO do Banco Santander em Portugal e Partners da Deloitte e da Accenture.

O trabalho seguiu com o total ReBranding da marca ISEG que para além de nova imagem criou novo conceito – “Open Minds, Grab the future”

A nova marca foi aplicada em várias realidades como todo o material de comunicação da Universidade, Merchandising, novo Site bem como na decoração do Campus.

ISEG, Lisbon School of Economics and Management

Campanha de publicidade

Depois do ReBranding, seguiu-se a criação da campanha de publicidade que conta com filme TV, anúncios de imprensa / digital e visou dar vida ao novo conceito em diversas plataformas.

A campanha partia do Insight – “a economia e a gestão faz-se de diversos talentos. Vem partilhar os teus” e explorava a ideia descoberta nas pesquisas com Stakeholders que com a mudança do mundo, os novos talentos estão onde menos esperamos.

Era crucial criar uma linha de comunicação que soubesse valorizar a credibilidade e prestígio do ISEG mas trazendo valores como a “inclusão”, o “pensamento coletivo”, a “inovação” e o “viver experiências ” como pilares do posicionamento da Universidade.

A campanha contou com um investimento em Media nunca antes visto para uma Universidade em Portugal

* Projeto em Co.Criação com a produtora El Hey

Sogrape

A Sogrape lançou à Saint Pirate um enorme desafio estratégico: refletir sobre como rejuvenescer o consumo de Vinho do Porto em Portugal.

A Saint Pirate protagonizou uma imersão nacional junto do target jovem para entender diversos pontos cruciais:

  • Hábitos de consumo de álcool
  • Papel do Vinho do Porto no contexto atual
  • Teste de novas bebidas de vinho do porto
  • Elasticidade de preço

O trabalho estratégico desenvolvido evoluiu para a criação por parte da SOGRAPE de uma nova marca de Vinho do Porto focada no Target jovem : a OFFLEY CLINK

Coube depois à Saint Pirate a criação da campanha de lançamento da marca que tem como conceito central “Tradition Rocks”, fazendo assim um Mix inteligente entre a tradição do Vinho do Porto com a excentricidade e criatividade que Clink quer trazer para este universo.

Offley Clink

Clink, a mais recente gama da marca Offley, Grupo Sogrape, pensada para atrair consumidores em busca de novas alternativas a outros mixers, como gin e similares, lança uma campanha para comunicar o seu novo formato:

Ready to Drink (RTD): Portonic em lata.

A estratégia e criatividade desenvolvidas pela Saint Pirate têm como output uma campanha 100% digital, e que pretende aumentar a notoriedade da marca e gerar experimentação do novo Clink Portonic Branco.

O conceito criativo “Tradition Rocks” pretende comunicar o equilíbrio inteligente entre a tradição do Vinho do Porto com a irreverência, criatividade e inovação da marca Offley, já presentes na gama Clink, em garrafa, e que acaba de entrar no mercado com a versão lata.

Recorde-se que este movimento surge de um profundo trabalho de inovação, estratégia e pesquisa que a Saint Pirate e a Sogrape iniciaram há 2 anos, junto do target jovem a nível nacional, e que passou por estudar hábitos de consumo, relação com a categoria de Vinho do Porto, inovação de produto, elasticidade de preço e conceitos de comunicação.

Unilabs

Criação da estratégia e campanha de comunicação de sensibilização para a importância da realização de exames de diagnóstico NÃO COVID.

Em análise estratégica inicial a Saint Pirate descobriu que em 2020 houve cerca de 5 milhões de exames de diagnóstico NÃO COVID que ficaram por fazer, facto que que pode trazer consequências nefastas para a saúde dos portugueses.

O conceito desta campanha assenta num “smart balance” entre o emocional e o racional. Convidar a celebrar a vida após uma pandemia gravíssima e brindar a uma nova era onde o cuidado com a saúde NÃO COVID passará a ser prioridade.

A campanha tem como objetivo central fazer um alerta sério para os efeitos nefastos da “pandemia colateral” e que precisam ser revertidos o quanto antes.

Note!

A note!, rede de livrarias, papelarias e lojas de presentes do grupo SONAE escolheu a Saint Pirate para liderar um profundo trabalho de estratégia de marca e re-branding que passa por refletir sobre o seu posicionamento, sobre a identidade gráfica e comunicação da marca nos diversos “touchpoints”.

O processo de trabalho passou por pesquisa com consumidores; workshops de inovação e pelo mapeamento de novos caminhos para a marca em termos de storytelling e storyliving.

O output deste projeto passa por um novo brandbook que define toda a linguagem verbal e imagética na Note! No universo institucional, promocional e de produto; novas campanhas sazonais bem como pela criação do novo conceito global de marca – “Somos feitos de histórias”.

São Luiz by Kopke

A KOPKE, a marca mais antiga de Vinho do Porto, fundada em 1638, convidou a Saint Pirate a pensar na estratégia de lançamento e na campanha de comunicação da sua nova sub-marca – SÃO LUIZ by KOPKE.

A SÃO LUIZ é a marca focada nos Vinhos Doc, que antes assinavam KOPKE e que agora ganham independência com uma nova “griffe”.

A Campanha de lançamento tem como conceito “Um novo Douro sublinhado pela história” e celebra a tradição de pintar os muros da Quinta de São Luiz a branco e que serviram de inspiração na criação da identidade da nova marca.

BA Glass

A BA GLASS, um dos maiores produtores de embalagens de vidro do Mundo, contratou a Saint Pirate para um projeto de pesquisa e inovação ,que visava entender a relação dos portugueses com os packagings de vidro e com hábitos de reciclagem.

Tratou-se de um projeto que envolveu diversas metodologias de pesquisa, entrevistas em profundidade com “opinion leaders”, bem como Workshops de Inovação e Co-Criação com a equipa de designers da BA Glass.

Este projeto faz parte de uma missão global da BA Glass de promover a sustentabilidade, qualidade, design e saudabilidade das embalagens de vidro através de uma estratégia integrada.

Flexdeal

A Flexdeal é um “private equity” cotado em bolsa que convidou a Saint Pirate para liderar um trabalho de pesquisa de consumidor e estratégia de negócio para a criação de uma nova empresa na área da Saúde, focada no combate ao Stress e ao Burnout no universo corporativo nacional.

O trabalho de pesquisa quantitativa e qualitativa envolveu diversos “stakeholders” de alto perfil do universo corporativo nacional para testar conceitos e pensar em conjunto em caminhos estratégicos de implementação e desenvolvimento do negócio.

A estratégia culminou com um grande plano de marketing global a com detalhamento de ações ao longo da Consumer Journey no Universo B2B bem como no B2C.

Olmar

A Olmar que já é líder em material de escritório, escolar e artes no B2B, decidiu confiar à Saint Pirate todo o pensamento estratégico do lançamento da sua rede de lojas nacional com vista ao ataque ao B2C.

Para isso a Saint Pirate iniciou o seu processo de trabalho com um projeto de pesquisa que envolveu consumidor final, consumidor corporativo e diversos stakeholders da marca.

O output passou pela criação de um posicionamento de marca que guiará toda a comunicação da Olmar no futuro – “Olmar, Para mentes despertas”

Finalmente a Saint Pirate criou um plano de marketing estratégico atendendo à jornada do consumidor e que teve como “kick off “ uma campanha de lançamento da mega-store da Olmar na cidade do Porto com o conceito “A megastore que o Porto merecia”.

Havas

A Havas , agência de publicidade multinacional francesa e líder em Portugal, convidou a Saint Pirate para um trabalho de 6 meses de Consultoria de estratégia para vários clientes e projetos de New Business.

A presença da Saint Pirate na Havas envolveu pensamento estratégico, diversas pesquisas com consumidores bem como entrevistas em profundidade com diversos “opinion leaders” que serviram para sustentar os caminhos estratégicos escolhidos para diversas campanhas da agência.

Sail Cascais

A Sailcascais é uma start up de vela criada por ex executivos do mercado financeiro em Londres e ex atletas olímpicos de vela.

Muito mais que uma escola de vela, é uma clínica de alta competição que visa apoiar logisticamente as melhores tripulações do mundo que vêem em Cascais o melhor “playground”.

O trabalho da Saint Pirate foi o de criar um grande posicionamento de marca patente na assinatura “#sail for real” bem como num completo plano de marketing estratégico On e Offline.

Back To Top